
Dúvidas Frequentes
Para que uma escola seja elegível para participar do projeto, é necessário que ela cumpra dois critérios. O primeiro critério é atender turmas do ensino fundamental I (1º ao 5º ano) e/ou ensino fundamental II (6º ano). O segundo critério é estar localizada dentro de um raio de 5 km de uma rodovia do estado de São Paulo. Se a escola atender a esses critérios, ela estará apta para a prospecção ativa ou passiva.
O primeiro passo é preencher um questionário online que permitirá ao DER obter informações detalhadas sobre sua escola. Conheça todas as etapas iniciais acessando o link “Como participar”.
O público-alvo do projeto são crianças com idades entre 6 e 12 anos, ou que estejam matriculadas no 1º ao 6º ano do Ensino Fundamental, que estudam em áreas próximas às rodovias, a uma distância de até 5 km.
A premissa do projeto é atingir principalmente crianças onde a rodovia faz parte da área de influência no seu trajeto casa - escola - casa, com o objetivo de orientá-las sobre as boas práticas para realizar seus deslocamentos com segurança. Portanto, escolas localizadas além do limite de distância estipulado, ou seja, fora do raio de 5 km de distância de uma rodovia do estado de São Paulo, podem candidatar-se, mas precisam aguardar que as escolas prioritárias, ou seja, aquelas que se enquadram completamente no perfil do projeto, sejam atendidas primeiro.
As ações realizadas não têm custos para as instituições de ensino. O projeto DER na Escola é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística.
O Código de Trânsito Brasileiro, em seu ART.74, estabelece que a Educação para o Trânsito é um direito de todos e um dever prioritário para os órgãos que compõem o Sistema Nacional de Trânsito. O Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER/SP), como parte desse sistema, reconheceu a necessidade de agir diante das estatísticas de acidentes nas rodovias, e o projeto DER na Escola é uma de suas ações para contribuir com a redução de acidentes nas estradas.
Considerando que algumas atividades são realizadas com grandes grupos de alunos, durante a vistoria técnica, a equipe do DER, em conjunto com um representante da escola, tentará identificar espaços adequados, como por exemplo, uma quadra de esportes, que possam acomodar esses grandes grupos para otimizar a aplicação das atividades. Além disso, é importante que haja espaços cobertos disponíveis, de forma a garantir que condições climáticas adversas não prejudiquem a execução das atividades.
Entretanto, é importante destacar que as atividades programadas para o dia de ação nas escolas são adaptáveis ao espaço físico disponível. Caso a escola não possua um ambiente coberto e ocorra chuva no dia da ação, a atividade será cancelada, e a execução do projeto será reagendada para uma data oportuna para ambas as partes.
A duração de uma ação do DER na Escola varia de acordo com o número total de alunos que se encaixam no perfil do projeto, que abrange os estudantes do 1º ao 6º ano do ensino fundamental. O cronograma é elaborado pela equipe do DER considerando a participação de aproximadamente 120 crianças por dia. As atividades planejadas para o dia do projeto ocupam toda a carga horária desse dia. Portanto, as datas programadas estão sujeitas à aprovação e aceitação pela escola, de modo a evitar conflitos com outras demandas da agenda escolar.
Não. O projeto DER na Escola é uma iniciativa do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, destinado exclusivamente para instituições de ensino estaduais ou municipais que estão localizadas nas proximidades de rodovias.
A equipe do DER analisa regularmente os questionários enviados pelas escolas, seguindo a ordem de recebimento. Após o envio, a escola deve aguardar o contato do DER, que será realizado através dos telefones ou e-mails indicados no questionário, para agendar uma vistoria. Para obter informações detalhadas sobre todas as etapas iniciais, acesse o link “Como participar”.
O DER disponibiliza planos de aula organizados por disciplina e ano/série, com orientações sobre como abordar as atividades e os conteúdos relacionados à educação para o trânsito de maneira interdisciplinar em sala de aula. Todos os conteúdos estão disponíveis no formato PDF para download no link “Conteúdos pedagógicos”.
Sim. Devido à rotatividade de alunos nas escolas, o DER pode realizar uma nova visita a uma instituição de ensino que já tenha participado do projeto. A escola interessada deve seguir o processo padrão, que está detalhado no link 'Como participar'. Dependendo do número de escolas na fila, o DER poderá estabelecer escalas de prioridade, dando preferência àquelas que ainda não tenham recebido o projeto.